terça-feira, 19 de outubro de 2021

Vinicius,

Na reta final da minha faculdade, eu passei por um momento muito complicado, no qual eu dependia de uma matéria de física para conseguir me formar.

Eu já havia feito a matéria várias vezes sem conseguir passar, e aquela tinha que ser a última vez. Então, durante algumas semanas antes da prova final, eu começava a estudar de manhã bem cedo, mas antes, eu lia a oração de São Judas Tadeu, santo de devoção meu e da minha mãe, e em seguida, lia o seu poema “Ausência”.

No fim, era tudo oração, a de São Judas e a sua.

Eu passei na matéria, me formei, esqueci completamente o assunto daquela prova (amém!), mas ainda tenho aquelas orações comigo. Decorei o seu poema - minha oração preferida - e vira e mexe saio por aí recitando em voz alta. De tudo, fica o que é mais importante.

E mesmo depois de tantos anos

Ainda me pego pensando naqueles dias

E cresce aqui dentro a certeza de que ontem, hoje, a todo instante e sempre, foi para isso que fomos feitos:

para rezar para os nossos santos

para declamar nossos poetas

para amar o que quisermos e a qualquer momento.

Hoje, você faz aniversário, você que escreveu o poema que eu mais amo, e que me ensinou que a poesia pode ter uma potência de fé, uma potência de vida.

Sua poesia reina por aqui cada vez mais e mais viva - e me mostra todos os dias que, em terra de calculista... quem é poeta, é rei.

Feliz dia!

Com afeto,

Marina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário