quarta-feira, 16 de maio de 2012

O Tudo e o Nada

Inspirações poéticas, filosóficas, literárias e musicais sobre essas coisas tão contraditórias...


“Não se conta tudo porque o tudo é um oco nada”.
(Trecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector)

*** 

 “Todas as coisas do mundo não cabem numa ideia. Mas tudo cabe numa palavra, nesta palavra tudo.”
(Trecho do livro As coisas, de Arnaldo Antunes)

*** 

“És como um pássaro que eu subjugo, como um pão
Que eu mastigo, como uma secreta fonte entreaberta
Em que bebo, como um resto de nuvem
Sobre que me repouso. Mas nada
Consegue arrancar-te à tua obstinação
Em ser, fora de mim - e eu sofro, amada
De não me seres mais. Mas tudo é nada.”
(Trecho do poema O amor dos homens, de Vinicius de Moraes)

*** 

“O tudo é uma coisa só.”
(Nome de uma das músicas d’O Teatro Mágico)

***

“Na verdade nada
É uma palavra esperando tradução.”
(Trecho da música Piano Bar, dos Engenheiros do Hawaii)


*** 

 “Spinoza achava que todas as coisas físicas que nos cercam ou que acontecem à nossa volta são manifestações de Deus, ou natureza. O mesmo vale para todos os pensamentos que são pensados. Assim, todos os pensamentos que são pensados também são pensamentos de Deus, ou natureza. Pois tudo é uma coisa só. Tudo é um.

“Podemos ser levados a experimentar, de forma pura e cristalina, o fato de que tudo está relacionado; o fato de que tudo é um. Nosso objetivo é abarcar, num único golpe de vista, tudo o que existe. Spinoza chamava isto de ver as coisas sub specie aeternitatis.
- E o que significa isto?
- Significa ver as coisas sob a perspectiva da eternidade.”
 (Trechos de O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder)

Nenhum comentário:

Postar um comentário